Como Trabalhar Com Arte digital

A arte digital abrange qualquer manifestação artística executada com o auxílio de meios eletrônicos. Ela é desenvolvida através do uso de softwares modernos e avançados que permitem criar, editar, redimensionar, etc. Segundo Comin , é uma resposta artística a um mundo que foi se tornando cada vez mais complexo com o advento da era digital. Advento esse que podemos perceber com a convergência entre os meios de comunicação.

Para ele as redes sociais possibilita o diálogo com o público e com outros artistas, o que influencia também na sua produção artística. “Influenciam bastante sim, quando comecei em 2008 nos blogs literários era coisa de nicho. Hoje as pessoas não estão só lá para consumir literatura e poesia, mas no meio do feed aparece esse tipo de conteúdo. Não só o público me influencia também, mas as outras coisas que vejo me influenciam. Acabamos nos inspirando mutuamente, tem uma galera muito talentosa e inteligente”, assegura.

A palavra tecnologia tem origem no grego tekhnologia (tecno + logos) e significa o conhecimento científico das operações técnicas ou da técnica. Tecnologia, assim como técnica, tinha ligação com a arte até o século XIX. Os termos técnica e tecnologia migraram do campo da arte para o campo da indústria e da ciência (conforme estas duas esferas cresceram em importância e atuação na sociedade ocidental).

Quais são os tipos de artes digital?

Essa técnica é a mais próxima das pinturas clássicas de óleo em telas e as aquarelas. É um dos modelos de arte digital com mais chance de crescimento no mercado. A ilustração digital abrange não só a ilustração em si, como também o desenho e a pintura digital. Do mesmo modo tradicional, os programas, através de suas inúmeras ferramentas, possibilitam a aplicação de técnicas utilizadas nas artes antigas na hora da criação.

A PESQUISA

A utilização de computador e/ou mesa digitalizadora mais os softwares indicados permite ao artista a produção de obras com precisão e riqueza de detalhes além de permitir a emulação de técnicas como aquarela ou óleo, por exemplo. No curso de Cinema de Animação e Artes Digitais, a área está estabelecida por um núcleo de professores com experiência em Design sonoro, Novas Mídias, Arte e Tecnologia, Jogos, Desenho, Design, Composição e Programação. A área conta com disciplinas de programação, jogos e composição, que são do núcleo básico comum a todos os alunos do curso e disciplinas de produção específicas em arte digital que são os ateliês, as instalações de arte computacional, o panorama das artes digitais, o estudo e produção de performances e o desenvolvimento de jogos.

O que são artes digitais?

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Eles usaram como base o código escrito por Robbie Barrat que não foi creditado à época. Onde normalmente as pinturas são assinadas é possível ver um trecho do código. Ele tem um trabalho incrível voltado para arte digital e também ministra essas aulas na Casa. Na década de 1980, Andy Warhol, figura principal do Pop Art, é contratado para promover um computador da época e produz uma série de experimentos em arte utilizando-o. Sua origem fica entre as décadas de 60 e 70, mas ainda com aplicações muito esporádicas. Tanto que uma das primeiras obras conhecidas no formato, data de 1967.

Isso nos possibilita pensar que qualquer equipamento tecnológico incorporado pelo artista ao seu fazer transforma aquela tecnologia muitas vezes de ponta em algo potencialmente obsoleto. Em muitos casos essa prática leva a um deslocamento quase mágico do produto útil para uma função que ignora a sua utilização especificada pela indústria. Por fim, o projeto realizou analise teórico-­crítica e não somente técnica, da necessidade de manutenção, preservação, e construção de memória dentro do campo da arte digital e a possibilidade de acervos que remontem à história da arte eletrônica, em ambientes programáveis, assim como ocorre em outros campos artísticos. Ainda, problematizou o papel de museus e de curadores em torno da preservação da história da arte digital. Como esses agentes têm se adaptado à dicotomia “obras estáveis” e “obras instáveis” e o que têm feito em relação a estas obras no espaço expográfico.

O net artista russo Alexei Shulgin ganhou destaque com suas criações interativas como a obra Form Art que utiliza o HTML e requer a interação dos espectadores para revelar novas camadas. Se considerados apenas os artistas contemporâneos, Banksy fica no segundo lugar, atrás de Basquiat (que representa 7% das vendas mundiais, com o valor de US$ 181 milhões). Banksy, imagens para quadros decorativos para imprimir um dos mais famosos artistas de rua, registrou no primeiro semestre de 2021 um volume de negócios de US$ 123 milhões. Ele está entre os cinco artistas mais rentáveis nas salas de leilões, atrás de Picasso, Basquiat, Warhol e Monet, segundo o relatório. Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Entretanto, com o passar do tempo foi possível compreender que essa linguagem também possui características e potencialidades criativas. É uma manifestação artística que possibilita aos homens conhecer melhor o seu passado, costumes e crenças, pois pode revelar muito sobre a cultura de determinada época e lugar. Podemos definir a pintura como a técnica de depositar pigmentos coloridos - que podem ser pastosos, líquidos ou em pó - sobre uma superfície, gerando imagens figurativas ou abstratas. No Brasil, temos como exemplo de grandes nomes da música os artistas Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina, Tom Jobim, entre outros.

Deixe um comentário