Porém, quando ela não acontece de maneira saudável, ela também é a causa. Sendo assim, é importante traçar uma estratégia para que essa troca não tenha barreiras e conte com o engajamento de todos, incluindo a liderança. Um dos pilares da escuta ativa é quebrar barreiras de comunicação, para que seja estabelecido um processo linear nessa troca de informações. Bom clima organizacional é o principal responsável por manter colaboradores engajados, trabalhando juntos e pensando em melhores soluções para a empresa. Quando esse relacionamento não é saudável e leve, reflexos negativos são desencadeados.
O período de quarentena acelerou a digitalização tanto das pessoas, quanto das empresas. Isso significa que a população está mais aberta ao meio online, seja para contratar serviços como para comprar produtos. Este tipo de relacionamento predominantemente digital é desafiador, principalmente quando consideramos a entrada de consumidores que não estavam habituados a esse tipo de compra. A comunicação interna não será transparente e eficiente se os colaboradores se sentem adversários. Problemas no relacionamento entre os funcionários é uma barreira, já que pode resultar em competições nada saudáveis e falta de cooperação ao transmitir as informações.
Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos. Quando este hábito passa a fazer parte do dia a dia do time os funcionários começam a se sentir motivados, fazendo com que a produtividade aumente e consequentemente os resultados whatsgb.com.br/whatsapp-plus/ melhorem, por isso é importante estimular a cultura do feedback nas organizações. É importante que a equipe tenha o sentimento de pertencimento para melhorar a produtividade, mostre que você conhece e se importa com eles, acompanhe a evolução de cada um e deixe claro como eles contribuem com os objetivos e resultados da empresa.
Para as empresas, essa mudança de cenário tem impacto direto em diferentes pontos, como credibilidade, lucros e até continuidade do negócio. Se você deseja se diferenciar, é preciso sair do lugar-comum e entender por completo os reais desafios. Relacionamentos saudáveis tem por consequência a fluidez nas comunicações. Quanto mais a equipe estiver afinada com a missão e com as metas da empresa, mais a comunicação fluirá; e fluindo a comunicação, mais a empresa será competitivas. Um desafio para as empresas é fazer com que os funcionários acreditem na sinceridade das comunicações que estão recebendo. Um estudo de 2004, feito pela consultora gerencial Towers Perrin revelou que apenas a metade (51%) dos funcionários afirma que sua empresa é aberta e honesta.
Pra ninguém se trumbicar: o desafio da comunicação em Pernambuco
Através dela pode-se conseguir mais rapidamente mensurar opiniões e insatisfações dos colaboradores, ao ter uma ideia mais ampla do clima organizacional e da reação das pessoas aos processos de mudança . Em um mercado globalizado onde a tecnologia é ferramenta vital, as empresas necessitam se lançar no mar da inovação, criatividade e competitividade adaptando-se às novas realidades de mercado. Essa tecnologia desempenha um papel fundamental na comunicação interna, proporcionando agilidade e eficiência que garantem a satisfação do mercado consumidor .
É preciso fazer com que o conteúdo seja efetivamente aprendido para que as pessoas estejam em condições de usar o que é informado . O autor ressalta que em um mundo cada vez mais rápido, competitivo, impessoal e desconfiado das mensagens dos gestores, não basta criar jornais, revistas internas, vídeos e intranets bem feitas e repetir à exaustão, o mantra do foco no cliente para os empregados. O momento, especialmente no relacionamento com os empregados, é de examinar como anda a comunicação interpessoal dos gestores e de ouvir a própria boca (NASSAR, 2006, p. 2).
Implementação de tecnologias
Gerenciar corretamente todos esses dados vem sendo um constante desafio para muitos negócios. Afinal, muito conteúdo útil é gerado por dia, mas sem um trabalho inteligente, muita coisa se perde no caminho. O maior desafio para os gestores nesse sentido é compreender a importância da capacitação constante. Mais do que isso, é tomar esse tipo de estratégia como investimento e não como gasto. Aqui também é oferecida uma quantidade diferenciada de canais de atendimento, mas acontece uma integração entre os serviços. Assim, se o cliente não puder finalizar uma interação pelo telefone, ele pode continuar depois pelo aplicativo, reiniciando do mesmo ponto em que parou.
Porém, a boa notícia é que nenhum deles é impossível de ser solucionado. O modo de agir, pensar e trabalhar de empresa e dos colaboradores precisam “falar a mesma língua”. Dessa forma, a sua comunicação interna e externa será mais clara e eficiente.
Quais são os principais desafios da comunicação corporativa?
A comunicação interna vertical é aquela que acontece entre a liderança e os liderados . Entretanto, não é raro encontrar colaboradores que se queixam das dificuldades de chegar até as lideranças e têm problemas de comunicação com os seus superiores. Primeiramente, todos os envolvidos na empresa, até mesmo fornecedores e clientes, precisam estar alinhados sobre a missão, a cultura e os valores da organização. Esse é um termo que não trata somente de trocar informações via plataformas e aplicativos internos. A comunicação interna é uma área que precisa de planejamento e interação de todos — liderados e liderança.