Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

O uso de certos medicamentos, como corticoides, imunossupressores usados em caso de transplantes de órgãos, durante o tratamento para câncer ou com o uso prolongado de alguns remédios anti-inflamatórios, como a Dipirona também diminuem a imunidade do corpo. No caso dos bebês a partir de 6 meses é recomendado continuar a amamentação e garantir uma alimentação saudável e diversificada que inclua os alimentos mencionados anteriormente, de forma que as defesas do organismo sejam estimuladas. O alho é um dos alimentos mais conhecidos e mais utilizados para aumentar as defesas do organismo.

O alho, além de trazer um sabor delicioso para os mais diversos pratos, reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Por ser rico em vitamina A, C e E,alho é um forte aliado receita para reforçar o sistema imunológico. Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos emvitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

Mas, no caso de um vírus, este processo costuma ser mais demorado do que a velocidade com que este tipo de microrganismo se multiplica e infecta células. Em algumas receitas, ingredientes como pimenta caiena e vinagre de maçã aparecem. "Estimula a digestão, auxilia no tratamento de má circulação sanguínea e é rica em vitaminas A e C. Além disso, é um forte estimulante do metabolismo e ajuda no processo de purificação e eliminação de toxinas do organismo". O sistema imunológico é um conjunto de células e órgãos que atuam na proteção do nosso organismo contra infecções.

Cinco alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Ela acrescenta que o zinco também está presente nos vegetais, "mas em menor quantidade", como no feijão. Os linfócitos também marcam alvos para neutrófilos, macrófagos e natural killers. "Os linfócitos são como maestros do sistema imunológico, ao fazer com que as células imunes se aglutinem em torno de uma ameaça", diz Portela.

Alimentos para fortalecer o sistema imunológico

Existem alimentos que potencializam a defesa contra agentes patógenos, como frutas cítricas, peixes e vegetais verde-escuros. Bastante usados para agregar sabor aos pratos, os dois alimentos possuem inúmeras vantagens para a saúde. “O alho tem vitaminas A e C, antioxidantes e um composto bioativo, a alicina, que auxilia no combate de doenças relacionadas a infecções”, explica Hellen.

O folato, que é forma natural de vitamina B9, ajuda a manter as células saudáveis e a prevenir danos ao DNA, enquanto o potássio ajuda a regular a pressão arterial e os níveis de fluidos no corpo. Já os flavonoides são compostos vegetais que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a prevenir danos às células do corpo. A alicina bolinho de chuva é um composto volátil que tem sido estudado por seus efeitos na prevenção e no tratamento de doenças. Ela tem propriedades antimicrobianas, antifúngicas e antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e os danos celulares no corpo.Além disso, o alho também contém outros nutrientes importantes, como vitaminas B6 e C, selênio e manganês.

Vira-lata caramelo “furta” biquíni cor-de-rosa de loja no interior de MG

Bater todos os ingredientes no liquidificador ou mexer e tomar a seguir, de preferência sem adicionar açúcar ou coar.

tipos de alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Isso porque os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico. Estudos têm relacionado as inflamações crônicas a doenças como câncer, problemas cardíacos, diabetes, artrite, Alzheimer etc. Infelizmente, a dieta Ocidental é repleta de alimentos processados e gordurosos, bebidas açucaradas e carnes vermelhas, que causam altos níveis de inflamação de forma persistente. Meydani explica que precisamos de alguma resposta anti-inflamatória para combater os patógenos e ajudar o sistema imune a desempenhar sua função. “Mas produzir muitos componentes anti-inflamatórios pode ser prejudicial aos tecidos e causar doenças autoimunes e crônicas”, explica.

Outro tipo de glóbulo branco, o linfócito conhecido como natural killer (assassino natural, em inglês), age principalmente contra tumores e vírus. Ele libera grânulos de proteína ao redor do alvo que fazem o patógeno se autodestruir. Os neutrófilos são o tipo de leucócito mais numeroso e atuam como a primeira linha de defesa do organismo. Eles envolvem e eliminam o invasor por meio da fagocitose, produzindo enzimas digestivas que destroem o patógeno. Em linhas gerais, ele é um conjunto complexo de células, tecidos, órgãos e moléculas que cumprem funções específicas em uma resposta coordenada para neutralizar vírus, bactérias, fungos e parasitas — antes que sejam fatais.

Deixe um comentário