Os Ostracordermas eram organismos muito diferentes dos peixes que hoje nós conhecemos. Eram peixes que não apresentavam mandíbulas, tendo o corpo recoberto por placas ósseas. Os Ostracodermas Peixe Guaru são atualmente incluído na classe Agnatha ou Ciclostomata, são peixes viventes atualmente que também não apresentam mandíbula, incluem peixes como as lampréias e feiticeiras.
Os peixes são os primeiros animais vertebrados na linha evolutiva e são conhecidos por apresentar nadadeiras, barbatanas, escamas, rabo, brânquias e tudo o mais! Eles são seres exclusivamente aquáticos, mas podem habitar tanto o meio doce quanto o salgado. O coração dos peixes tem duas cavidades um átrio e um ventrículo - e por ele circula apenas sangue não-oxigenado. Depois de passar pelo coração, o sangue não oxigenado vai para uma artéria e dai para as brânquias, onde recebe gás oxigênio. A seguir, esse sangue, agora oxigenado, é distribuído para todos os órgãos do corpo do animal. As aves constituem uma classe caracterizada, principalmente, por possuírem penas.
grupos de animais vertebrados e suas características
Não possuem estágio larval, sendo assim seu desenvolvimento é direto. Os peixes podem ser classificados com base na estrutura corporal. Os peixes com estrutura mais básica são as lampreias e feiticeiras que grudam em indivíduos maiores e sugam o sangue. Elas têm o corpo cilíndrico e alongado, como das enguias, não têm escamas e a boca é circular com várias camadas de dentes que as ajudam a se fixarem nas presas. Os peixes ósseos podem ter um ou dois pares de nadadeiras, podendo também não possuir nadadeiras.
Assim como os condrictes, os osteíctes podem apresentar hábitos carnívoros, onívoros ou herbívoros e sua digestão é extracelular. Os peixes ósseos também possuem uma estrutura que, geralmente, está associada ao sistema digestório e que auxilia na flutuação e no controle da densidade desses organismos. Essa estrutura hidrostática é chamada de Bexiga Natatória e se assemelha a uma bolsa capaz de armazenar gases. A reprodução diferencia-se entre os peixes cartilaginosos e os ósseos.
Peixes: condrictes e osteíctes, sistema nervoso e respiratório. Aprenda!
Ao invés de um esqueleto de ossos, eles têm esqueleto de cartilagem e sua pele tem aspecto de lixa devido à disposição das pequenas escamas que cobrem seus corpos. A maioria preda animais grandes, mas o tubarão baleia e tubarão frade se alimentam dos minúsculos plânctons. Eles têm esse nome, pois tem uma estrutura que lembra o nosso pulmão e por isso conseguem usar o oxigênio do ar quando precisam de muita energia ou quando o ambiente seca. O quinto e último nessa classificação são os peixes ósseos que compreendem 96% de todos os peixes existentes.
Conectivos para usar no desenvolvimento da redação: a técnica que ajuda a tirar 1000!
O tipo de células divide os seres vivos que apresentam células eucariontes, com núcleo celular bem definido, e células procariontes, onde o material genético fica disperso no citoplasma. O significado taxonômico de Osteichthyes nos dias atuais é bem diferente do que havia no passado, quando se referia aos peixes ósseos e excluía o grupo dos tetrápodes. No nosso texto, no entanto, optamos por utilizar os termos no seu sentido clássico, pois essa forma é a abordada nos livros didáticos e a cobrada nos processos seletivos. É possível saber a idade de um peixe através do exame dos seus "ouvidos". Todos os peixes, com exceção dos tubarões e das arraias, escondem nos ouvidos três pares de otólitos, que são concreções de carbonato de cálcio que servem para a audição e para manter o equilíbrio no meio líquido. O crescimento desses otólitos se faz por depósitos concêntricos sucessivos, cuja espessura e a composição química variam segundo o meio ambiente e a alimentação.
O coração desses animais apresenta apenas duas cavidades, onde passa unicamente sangue venoso. Embora os vegetais e animais apresentem o mesmo tipo celular, as Peixe Mosquito células das plantas apresentam estruturas diferentes, como vacúolos, cloroplastos e celulose na parede celular. Além do formato característico, os peixes possuem grande quantidade de muco em sua pele, o que ajuda a diminuir o atrito com a água.
Os condrictes são peixes cartilaginosos, pois possuem esqueleto composto por cartilagem. Apresentam escamas placóides que se assemelham estruturalmente a pequenos dentes, constituídos de esmalte e dentina, que revestem todo o corpo do animal. A grande maioria dos peixes possui corpo recoberto por escamas, sendo que elas diferenciam-se em cada grupo. Nos peixes ósseos, as escamas possuem origem dérmica, enquanto, nos cartilaginosos, possuem origem dermo epidérmica. Além das escamas, encontramos nos peixes uma grande quantidade de muco ao redor do corpo, que atua reduzindo o atrito com a água.