Aqui não destacamos as plantas para jardim, mas as fontes ou mini cascatas que trazem o barulho das águas e transmitem calmaria. Ao se construir um jardim sensorial, além do princípio da sustentabilidade, também estamos proporcionando um ambiente favorável à inclusão social. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi o que recebeu atenção especial do príncipe regente D. Criado para ser um jardim de aclimatação, destinado ao cultivo das especiarias vindas das Índias Orientais, recebeu o nome de Real Horto. As primeiras plantas ali introduzidas foram conseguidas por tripulantes de uma fragata que se dirigia ao Brasil.
Pergunte se estão vendo bichos diferentes ou sentindo falta de algum bichinho visto em outro jardim. Cuide para que todas possam experimentar todas as possibilidades possíveis. O atual público-alvo do projeto são crianças e adultos da comunidade interna e externa da UFSM.
Como as crianças aprendem se relacionando com os bichos
Com esse autor, apreendeu a ideia da importância de se iniciar a educação do homem desde os primeiros anos de vida. Embora tenha guardado influências de Pestalozzi em seu pensamento, Froebel desenvolveu suas próprias ideias sobre a educação infantil (SAITO, 2004, p.12). As plantas ajudam a absorver o dióxido de carbono do ar e produzem oxigênio, o que ajuda a reduzir a poluição do ar.
Lançar mão da água em um jardim terapêutico, pode ser uma opção bastante interessante. Você pode ter um espelho d'água com variedades de peixes e plantas aquáticas. Se você tem uma área maior, pode ter uma lagoa ou uma queda d'água com locais para permanecer e observar a natureza.
Jardim Botânico
Neste breve histórico, percebemos que os jardins botânicos ao longo dos séculos têm sido um importante instrumento no desenvolvimento cultural e científico do homem, no que tange às questões da ciência relacionada ao mundo vegetal. Além dos jardins sensoriais, a arquitetura escolar pode incorporar espaços ao ar livre dedicados a atividades educativas. A brincadeira era muito importante para Froebel, porque além de ser uma atividade natural, se relacionava com outras questões como a linguagem oral, a natureza e a vida.
Agora, imagine o que um jardim sensorial pode proporcionar para nossa mente e corpo? Na verdade, o objetivo de um jardim sensorial, diferentemente de um tradicional, é oferecer suporte de vaso para planta uma experiência mais rica e terapêutica aos seus frequentadores, com diferentes necessidades ou não. Mas quais são as diferenças entre um jardim sensorial e um comum?
Convide-as para uma próxima visita ou proponha que tenham um momento de lazer, brincadeira e aprendizagem realizando a atividade junto a família. Peça para que registrem esses momentos através de fotos, desenhos ou relatos. Posteriormente, peça queenviem os registros à escola, para que sejam compartilhados com os colegas e professor e pela própria criança em uma roda de conversa. Incentive que peguem neles, observem, toquem a terra, sintam todas as texturas e cheirem as flores e folhas, sempre com o seu olhar atento.
Por que não incentivar as pessoas a mergulharem as mãos ou os pés, e as crianças a espirrarem água e brincar? Para isso, você pode usar plantas de florações atrativas, árvores frutíferas e bebedouros. Crie caminhos texturizados que façam sons, como cascalho e seixos. Para encorajar as pessoas a explorar um jardim sensorial com as mãos, coloque árvores e plantas próximas aos caminhos.
Acompanhe, auxilie ou dê colo, se preciso.Incentive a interação entre elas, a ajuda mútua e as descobertas conjuntas. Massinhas, papéis para desenho, lápis coloridos, giz de cera, brinquedos, entre outros, para as crianças que estarão em sala usarem à sua escolha enquanto esperam o momento de fazer a visita. A implantação do jardim sensorial foi idealizada com base em uma proposta sustentável. De acordo com Simone, “as estruturas foram feitas utilizando bambus, paletes, troncos, pedras, enfim, coisas mais naturais possíveis. O ato de plantar e colher é realizado pelo ser humano há muitos anos, tendo em vista que a agricultura está presente desde os primórdios da humanidade. Além disso, para muitas pessoas a jardinagem funciona como uma espécie de terapia, fornecendo bem-estar e lazer.
Froebel, criador do termo “Jardim de infância”
No século XVIII a sociedade tinha a concepção que a criança era um pequeno adulto. Já no século XIX esse conceito mudou, a formação passou a ser importante para diante disso ser um adulto pleno. Uma pesquisa feita pela Universidade de Hyogo, no Japão, mostrou que plantas no ambiente de trabalho podem reduzir o estresse fisiológico e psicológico dos funcionários. Um jardim sustentável é um espaço verde projetado e mantido de forma a minimizar o impacto ambiental e promover a biodiversidade, ao mesmo tempo em que atende à demandas estéticas e funcionais. Um jardim sustentável pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa, desde a melhoria do ambiente de trabalho até a redução de custos com energia.
Professores podem incorporar atividades no espaço, relacionando temas botânicos a aulas de ciências, explorando a geometria das plantas em aulas de matemática ou fomentando discussões sobre sustentabilidade e meio ambiente. Froebel Friedrich, é conhecido como o pai do brinquedo pedagógico e o criador do jardim de infância e um dos primeiros pedagogos. Nasceu na Prússia em 1782, sua mãe morreu cedo, então foi criado pelo pai e irmãos.
Pode ser um sorteio ou parlendas de escolher, como “mamãe mandou” etc. Diga para as crianças que todas vão realizar a visita e que um grupo vai com você, enquanto os outros brincarão com outro professor nos espaços de livre escolha. Caso não haja essa possibilidade, leve todos ao mesmo tempo com uma configuração que seja mais apropriada para sua realidade. Um dos principais objetivos de um jardim sensorial é promover a inclusão de pessoas com deficiência no contato com a natureza.
Após esse tempo, você pode cantar uma música conhecida até que, aos poucos, elas se encaminhem de volta a sala. Após a experimentação e observação ao ar livre, reúna as crinaças e converse sobre o que acharam daquela experiência. Deixe que as crianças se expressem sobre o que viram e sentiram.