Felizmente, a fruta é conhecida por seu alto teor de água — a melancia é composta por cerca de 92% do líquido. Mas o consumo excessivo pode elevar os níveis de certas vitaminas no corpo, o que pode causar complicações. Sendo um dos principais antioxidantes, o licopeno ajuda na reação do corpo ao frio e à gripe.
Além de contribuir para a prevenção de doenças cardíacas e câncer, o licopeno também ajuda na redução dos níveis de colesterol. Algumas substâncias presentes em alimentos saudáveis como a melancia ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Um estudo sugere que o licopeno ajuda a diminuir o colesterol, a pressão sanguínea e o dano oxidativo. Para começar, a melancia é composta por 92% de água e é rica em vitaminas A e C e minerais, como potássio, licopeno e outros antioxidantes. A melancia é considerada uma das frutas mais completas para o organismo. Rica em vitaminas e minerais, ela contribui para a geração de energia no corpo, hidratação e aumenta a imunidade.
Agora, se ela possui uma forma bem redondinha, significa que o seu sabor é mais doce. O brilho suave indica que a melancia está madura e pronta para ser consumida. A melancia é uma fruta saborosa, nutritiva e perfeita para se refrescar no verão.
“Não é “saudável” uma conduta dietética em que um indivíduo, mesmo que em um curto período de tempo, ingira apenas um alimento. Se você só consumir melancia, estará “perdendo” muitos macro e micronutrientes que uma dieta completa tem a oferecer”, explica Antonella. A sua casca é rica em fibras solúveis, importante para a regulação do funcionamento intestinal. Já teve a dieta da sopa, dieta da lua, dieta do óleo de coco e, agora, chegou a vez da dieta de melancia. Será que comer melancia o dia todo, em todas as refeições, por vários dias é uma boa ideia? A seguir, descubra o que é a dieta da melancia e se ela é indicada para você.
Um fato inusitado sobre a melancia é que, embora seja consumida como uma fruta, botanicamente ela é classificada como uma baga pepônica. No momento da escolha da fruta, deve-se priorizar as melancias mais firmes, com cores uniformes e pesadas. Em excesso, o colesterol pode levar ao entupimento o Viva Saúde tem várias receitas refrescante e deliciosas com melancia das artérias e, com isso, impedir a passagem de sangue. Esse grupo também apresentou melhor recuperação da frequência cardíaca após o consumo do suco. O consumo de frutas, verduras e legumes é uma indicação do Ministério da Saúde para quem deseja ter hábitos alimentares mais saudáveis.
Ou seja, ela aumenta a fluidez do sangue, ajudando a diminuir a pressão arterial. Além disso, a fruta é fonte de magnésio, potássio e água e seu consumo aumenta a capacidade urinária e de excreção de sódio, favorecendo a redução da pressão arterial. Consumida regularmente, pode prevenir pedras nos rins, sendo diurética e ajudando a manter a urina limpa. É ótima para refrescar em dias quentes, protegendo a pele do sol e evitando o envelhecimento precoce devido aos carotenoides presentes, como o já citado licopeno. O intestino não fica de fora nos órgãos que são “tratados” por essa fruta. Rica em fibras, além de promover a saciedade de quem come, ela também ajuda na digestão e bom funcionamento do intestino.
Valores Nutricionais da Melancia
O magnésio encontrado nas sementes das melancia também pode ser útil, uma vez que pode regular o metabolismo dos carboidratos e retardar a liberação de glicose na corrente sanguínea. Graças à sua grande quantidade de água e sais de cálcio essenciais de reidratação. O potássio e o magnésio na melancia mantêm os vasos sanguíneos saudáveis e previnem a esclerose. A cucurbitacina E é um composto vegetal com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Cada uma dessas formas não só ajuda a diversificar como você pode incorporar melancia na sua dieta, mas também maximiza a absorção de seus nutrientes essenciais. Aproveitar a melancia em diferentes preparações pode ajudar a garantir que você receba uma variedade de benefícios de saúde de maneiras deliciosas e refrescantes. O magnésio e o potássio na melancia ajudam no controle da pressão arterial.
benefícios da maçã para saúde e como consumir
Embora possua diversos benefícios à saúde, comer melancia em excesso pode oferecer alguns riscos, como problemas digestivos. Em grandes quantidades, ela pode causar desconforto abdominal, inchaço, gases e diarreia. Este potente antioxidante dá uma cor vermelha aos alimentos vegetais, como tomates e melancia, e está ligado a muitos benefícios para a saúde.
Previne o câncer:
Até câncer e doenças cardíacas podem ser prevenidas com essa fruta devido ao licopeno, um componente que está presente na cor avermelhada desse alimento. A citrulina, um aminoácido encontrado na melancia, pode ajudar a reduzir a dor muscular. Estudos indicam que a citrulina ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e pode reduzir a sensação de fadiga e dor após o exercício.
O grupo de atletas que ingeriu a bebida demonstrou melhora na dor muscular após 24 horas. Fruta preferida da Magali, personagem da Turma da Mônica, a melancia é fonte de vitaminas, minerais e água, por isso está na lista de alimentos que podem contribuir para a qualidade de vida. Em um estudo controlado para testar os efeitos da suplementação diária com o suco da fruta, os pesquisadores observaram efeitos benéficos de dois compostos presentes na melancia sobre a frequência cardíaca. A ingestão de nutrientes e a melhor qualidade geral da alimentação para crianças e adultos são alguns dos benefícios da melancia para a saúde. É o que apontam novos estudos, publicados no periódico científico Nutrients.
E o que é mais interessante é que este antioxidante na melancia, foi encontrado para reduzir as crises de asma em crianças. As melancias ganharam muita atenção nos últimos anos, principalmente devido ao seu impressionante nível de licopeno, um composto de fito nutrientes e carotenoides que está cada vez mais ligado à prevenção do câncer. O licopeno demonstrou reduzir significativamente os riscos de câncer de próstata, mama, cólon, pulmão e endométrio.
A melancia, assim como qualquer alimento, também carrega consigo algumas polêmicas. A vitamina A, presente na fruta, participa da regeneração dos alvéolos pulmonares, que são responsáveis pelas trocas gasosas no pulmão. A melancia, conhecida cientificamente como Citrullus lanatus, é uma fruta que faz parte da família das cucurbitáceas, a mesma das abóboras e pepinos. Sua origem é frequentemente rastreada até a África, mais precisamente o sul do deserto do Saara, onde é cultivada há mais de 4.000 anos. Já as melancias inteiras podem ser armazenadas em local fresco por duas semanas, de acordo com o Ministério da Saúde. Ao mesmo tempo, apresentaram também menor ingestão de açúcares adicionados e ácidos graxos saturados.