Automatizando sua gestão, você economiza tempo, dinheiro e diminui os erros cometidos por funcionários e gestores. Simplificar a rotina do seu restaurante é possível com o sistema gratuito para restaurante Simpliza, um software desenvolvido para ser completo e fácil de usar. A guia pode ser emitida no Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual da Receita Federal. Além do salário, ainda há os custos de contratação, que é de 11% sobre o valor da folha de pagamento, sendo 3% referentes ao INSS e 8% referente ao FGTS. Graças ao MEI que mais de seis milhões de empresários conseguiram formalizar suas pequenas empresas e operar dentro da lei.
Empreendedorismo
Para isso, automatizamos os processos no seu restaurante, para que você não precise se preocupar com eles. Controle de estoque, fluxo de caixa, administrativo… As ferramentas que se pode encontrar em um sistema para restaurante são diversas e variam de acordo com o tipo do seu negócio e cancelar mei como você realiza suas vendas e entregas. A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é utilizada para determinar quais atividades são exercidas por uma empresa. Após finalizar o cadastro, você terá acesso ao CCMEI (Certificado de Condição de Microempreendedor Individual).
Como parcelar dívidas do MEI?
“Como MEI, ele está formalizado para desempenhar a sua atividade e está coberto pelo INSS nas questões de auxílio-doença, auxílio-maternidade, e também contribuindo para a sua aposentadoria. Se lá na frente ele consegue um emprego, ele pode dar baixa na sua atividade como MEI e seguir a sua vida como funcionário de uma empresa”, apontou Mirella. A analista do Sebrae/RJ, Mirella Condé, avalia que mesmo para o empreendedor por necessidade, que diante do desemprego, por exemplo, decide tocar um negócio próprio, é vantajosa a formalização como MEI.
Malabarista, Augusto Akio recoloca Brasil no pódio do skate nos Jogos de Paris
Quando o MEI esquece de pagar o imposto de um mês, uma multa é cobrada para além da taxa do DAS. Se o pagamento não for feito, em última instância, pode haver a suspensão do CNPJ. Mais de 3,6 milhões de novos negócios foram abertos em 2022, segundo levantamento do Sebrae com base em dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), registrando uma alta de 18% em relação a 2019, antes da pandemia de Covid-19. Desse total, 78% dos empreendimentos estão concentrados na categoria de Microempreendedor Individual - MEI.
O conhecimento sobre as regras e os prazos estabelecidos permite que o empreendedor tome medidas preventivas, evitando complicações fiscais e mantendo um ambiente saudável para o crescimento do negócio. O fluxo de caixa é o registro que demonstra a movimentação de entrada e saída de recursos financeiros de uma empresa, permitindo uma gestão financeira eficiente e com um melhor êxito no final do mês. Esse controle permite visualizar dados necessários para tomada de decisões, como pagamento de contas e investimentos no negócio através dos resultados gerados.A projeção do fluxo de caixa reflete os resultados de suas ações de realizadas. Para obter maior êxito, é preciso manter os relatórios periodicamente atualizados e a partir dos dados registrados pode-se visualizar os benefícios e obstáculos encontrados em determinado período permitindo criar estratégias e soluções.
Para aproveitar todos os benefícios da formalização, o MEI deve pagar mensalmente seus impostos por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). O cadastro pode ser feito a qualquer tempo, mesmo após o prazo estabelecido nos editais da Secretaria de Inspeção do Trabalho. Ademais, todo ano, até o final de maio, é obrigatório fazer a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). Para emitir essa declaração sobre o faturamento bruto anual da empresa, você deve acessar o Portal do Empreendedor.
Entre no site do Portal do Empreendedor, clique em “Quero ser MEI” e vá para a página “Formalize-se”. Uma vez logado, preencha o formulário com suas informações pessoais e do seu negócio, e não se esqueça de confirmar o cadastro com o código SMS que será enviado para o seu celular. Você sabia que, ao se formalizar como MEI, você tem acesso a condições especiais de empréstimos e financiamentos? Existem linhas de crédito específicas para microempreendedores individuais, com condições melhores de juros, taxas e limites de crédito. A sigla MEI significa microempreendedor individual, que é um modelo de empresa simplificado, criado em 2008.
Todo empreendedor cadastrado precisa realizar esse processo, mesmo que não tenha qualquer tipo de movimentação financeira no período. Fazer imposto de renda MEI é uma obrigação anual para todo microempreendedor individual no Brasil. Castro pontua que algumas pessoas podem se confundir com a obrigação de pagar todos os meses, acreditando que o pagamento só deve ser feito quando há emissão de nota fiscal, ou seja, quando a empresa tem faturamento no mês.
Ultrapassar esse limite implica mudanças na categoria tributária e pode levar a custos mais elevados e mais obrigações fiscais. O recolhimento do DAS é que garante benefícios previdenciários aos microempreendedores individuais, como aposentadoria por idade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-reclusão, pensão por morte e salário-maternidade. Como você notou, a parcela destinada ao INSS é de 5% do salário mínimo.
O prazo inicial para cadastro no DET era 1º de abril, mas foi prorrogado para 1º de agosto. É necessário informar dados como email, nome do contato, telefone, nome da empresa, endereço e cadastrar uma frase de segurança. Todos os contatos precisam estar atualizados para facilitar a comunicação.
Por isso, é fundamental que o empreendedor mantenha seu faturamento controlado e separado de seus rendimentos enquanto pessoa física. O microempreendedor individual paga mensalmente, por meio da guia DAS, o INSS, ICMS e o ISS. A declaração anual do Simples Nacional, o DASN-SIMEI, é bem simples e não precisa necessariamente de um contador.
Logo, para garantir os benefícios, basta realizar o pagamento mensal da Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Portanto, por meio da sua inscrição como microempreendedor individual, você poderá sair da informalidade e ainda contar com as vantagens da formalização. O DET será o meio oficial de comunicação com o empregador, quando houver ações fiscais. Para algumas situações específicas podem ser necessárias outras formas de comunicação.