O número de sessões de lipocavitação varia de acordo com o objetivo da pessoa e da quantidade de gordura acumulada, sendo normalmente necessária a realização de 6-10 sessões. Quando a região a ser tratada é muito grande ou é constituída por muita gordura, podem ser recomendadas mais sessões, que devem ser realizadas, no mínimo, 2 vezes por mês. Neste caso, a cirurgia se chama lipoabdominoplastia, na qual primeiro é feita a remoção de pele e em seguida a lipoaspiração da gordura abdominal. O antes e depois da lipoaspiração na barriga é caracterizado por um abdômen chapado, sequinho e cirurgia plastica sem a famosa barriga de pochete.
Lipoaspiração na barriga: Como é feita?
O problema é que algumas clínicas não oferecem a avaliação para reduzir custos. A Dream Plastic contrata apenas cirurgiões especialistas, formados nas melhores universidades do Brasil. Caso seu nome não esteja na lista, fique atenta, isto significa que o seu médico não é um especialista. Existem sites próprios para você conferir avaliações sobre as clínicas. E sempre vale a pena entrar nas redes sociais e ver os comentários nos posts.
Anestesia necessária para abdominoplastia
Indispensável na recuperação da lipoaspiração ou lipoescultura, a cinta modeladora precisa ser utilizada para compressão da área e ainda ajuda a manter a nova silhueta. Quanto mais acima do peso ideal, mais arriscado se torna o procedimento. Portanto obesos têm risco aumentado para inflamações e infecções, em qualquer tipo de lipo, assim como diabéticos e cardiopatas. É importante também comunicar ao médico qualquer problema de saúde, incluindo gripes e resfriados, pois nesse caso pode ser necessário adotar outras medidas para que não haja interferência durante a recuperação.
Quando há flacidez pequena ou moderada, a lipoaspiração pode ser realizada, pois podemos contar com a elasticidade da pele e com a contração cicatricial. Quando a flacidez da pele é de moderada a grande, a lipo isolada deve ser evitada, sob pena de agravá-la. Nestes casos, a associação da ressecção de pele à lipoaspiração deve ser considerada. Sabemos que em se tratando de lipoaspiração, atuam na retração da pele, além do grau de elasticidade, a contração cicatricial. Ao realizarmos uma lipo, ocorre a lesão do tecido gorduroso pelas cânulas. A lipoaspiração é um procedimento que só deve ser realizada por cirurgiões plásticos e em centro cirúrgico habilitado com anestesia.
Lipoaspiração ou abdominoplastia: qual é melhor para cada caso?
Complicações comuns a qualquer cirurgia, como sangramentos e reações a anestesia também podem ocorrer na lipoaspiração. Acontece que todo processo de cicatrização em nosso organismo evolui com uma retração dos tecidos vizinhos. Isto também é verdade na lipoaspiração, onde a cicatrização do tecido gorduroso acarretará na retração da pele, graças ao fenômeno de contração cicatricial.
É fundamental seguir as orientações do cirurgião plástico para garantir uma recuperação tranquila e otimizada, incluindo repouso adequado e o uso de peças de compressão, quando recomendado. O tipo de anestesia aplicada varia de acordo com o tamanho da cirurgia e a condição de saúde do paciente. No cenário da cirurgia plástica, a lipoaspiração e a lipoescultura são amplamente reconhecidas e procuradas no Brasil.
Em caso de dor as pacientes utilizarão analgésicos comuns, prescritos em doses adequadas e anti-inflamatórios. O pós operatório de uma cirurgia de lipoaspiração não é doloroso, se tratado adequadamente. Dispomos no nosso aparato diversas medicações como a dipirona, nimesulida, cetocoralaco e codeína para tratar adequadamente qualquer dor. Antibióticos somente serão utilizados durante a cirurgia, não havendo necessidade de pomadas com antiobiótico ou comprimidos orais se sua cirurgia foi corretamente executada e sem contaminações. Na realidade, a lipoaspiração realizada em consultório é muito inferior.
O processo de remoção do tecido gorduroso pode ser chamado de aspiração ou sucção, e conta com o auxílio de uma pressão negativa, conhecida também como terapia a vácuo. A cirurgia normalmente não prejudica uma futura gravidez, no entanto aumenta o risco de aparecimento de estrias. No entanto, caso se deseje, também é possível alterar a aparência do umbigo durante a cirurgia, o que é chamado de onfaloplastia. A abdominoplastia normalmente não afeta o formato ou posição do umbigo. Além disso, a abdominoplastia não deve ser feita em pessoas com diabetes não controlada, doença cardiopulmonar avançada, cirrose ou em pessoas que têm o hábito de fumar.
A avaliação pré-anestésica, ou APA, é realizada antes do dia da sua cirurgia. Nela, você conhece o médico anestesista e ele vai montar o seu planejamento de segurança. É o dia perfeito para esclarecer suas dúvidas e conhecer a equipe médica.
“Se estivermos a falar de uma barriga, é a abdominoplastia; se estivermos a falar das coxas é a cruroplastia; se estivermos a falar dos braços é a braquioplastia”, diz o cirurgião. Se você está se perguntando se vale a pena fazer o procedimento de lipoaspiração na barriga, saiba que a resposta é sim! A cirurgia tem o poder de trazer diferenças inovadoras para o corpo de diversas mulheres em um curto período de tempo. Abdominoplastia é uma cirurgia plástica estética indicada para a remodelação do abdômen em pessoas que perderam muito peso ou para mulheres que, após a gravidez, ficaram com a região da barriga muito flácida. Pode ocorrer o aparecimento de queloides, que dependendo da gravidade precisam ser tratados com medicamentos, cirurgia a até radioterapia.
O objetivo dos aparelhos é eliminar a gordura subcutânea situada na área a ser tratada. O inchaço geralmente diminui em uma ou duas semanas após a abdominoplastia, no entanto, o resultado definitivo da cirurgia pode demorar alguns meses para ser observado. Pode-se realizar o procedimento durante a menstruação, no entanto, pode ocorrer um aumento no fluxo menstrual.
A lipoaspiração é feita com a inserção de uma fina cânula, instrumento cilíndrico oco de metal, através de pequenos incisões na pele em direção à camada de tecido adiposo (tecido de gordura). A cânula da lipoaspiração fica conectada a um dispositivo que cria vácuo para aspirar a gordura. Quando a cânula entra na camada de gordura subcutânea, ela causa traumas no mesmo, soltando as gorduras e facilitando sua aspiração para fora do corpo. A anestesia para a lipoaspiração pode ser regional (peridural ou raqui) ou geral, dependendo da quantidade de gordura que se pretende retirar. A anestesia geral também é utilizada quando se deseja lipoaspirar segmentos mais superiores, como braços e região submentoniana, e principalmente, quando a lipo é associada a outra cirurgia, como por exemplo mamoplastia ou rinoplastia.