Gestor De Obras e Suas Responsabilidades

O orçamento de obras conta com diversos tipos de informações sobre um projeto de construção. Com maior controle sobre os processos e sobre as informações, fica mais fácil se ater ao cronograma preestabelecido, cumprindo com os objetivos originais do escopo do projeto. O uso de um sistema possibilita melhor controle do fluxo de informações, bem como do compartilhamento de dados e documentos. É uma forma de controlar as entregas e garantir que o escopo do projeto seja cumprido, bem como as obrigações em relação ao cronograma e ao orçamento. Portanto, o gestor precisa gerenciar as atividades, além de criar uma relação de confiança com a equipe.

O software fornece um recurso moderno para criação de relatórios personalizados e detalhados, que permite uma visualização extensa de cada execução. Esse recurso possibilita o acompanhamento detalhado de cada etapa de obras e empreendimento. Assim, você e seu time possuem planos B, C (e etc.) que vão facilitar a tomada de decisões.

Mas, para facilitar, existe uma série de etapas que devem ser cumpridas de maneira rigorosa. Além disso, um gerenciamento de obras eficaz é essencial para que a construção seja finalizada dentro do prazo e sem ultrapassar o orçamento. Para que possa ser atendido, procure unir todas as tarefas necessárias para a viabilização do projeto, os prazos previstos por fornecedores e prestadores de serviço e até mesmo os riscos de intempéries. Assim, todos estarão ainda melhor preparados para lidar com possíveis ajustes.

Seja O Primeiro A Receber As Novidades Do Mais Controle

Deve-se garantir o cumprimento de todas as diretrizes e metas da construção. Agora, existem softwares capazes de ajudar engenheiros cronograma de obra e arquitetos em seu dia a dia. GESTOR 90, um software de gestão fundamental para o gerenciamento da execução das obras.

Mas há uma série de vantagens associadas à realização do gerenciamento pelos arquitetos, especialmente quando se trata da construção de seus próprios projetos. Na opinião do especialista, a construtora que organiza sua base de dados tende a construir um produto melhor que o outro. Além disso, como uma edificação leva anos para ser concluída, as mudanças tecnológicas que ocorrem neste período podem ser agregadas na construção que vem a seguir. Os materiais evoluem, assim como os processos de construção, e isso ajuda a melhorar a qualidade técnica da obra”, destaca. O caminho tradicional é trabalhar no canteiro de obras, auxiliando o então gestor de obras, seja como estagiário ou até mesmo funcionário da empresa. Além disso, existem diversas especializações e cursos que tratam sobre o tema.

o que é um gestor de obras

Outro benefício relacionado ao uso de ferramentas tecnológicas é a possibilidade de manter um histórico de execução da obra, com registros sobre alterações no projeto e acontecimentos do dia a dia no canteiro de obra. Isso permite que o profissional tenha maior clareza acerca dos gargalos que foram encontrados durante o processo, o que ajuda no planejamento de obras futuras. É extremamente importante que o gestor de obras saiba não só ter uma visão analítica das etapas do processo enquanto ele acontece, mas também saiba analisar os resultados após a entrega da obra.

Gestor De Obras Públicas: Sua Importância E Responsabilidades

O gerente de obras nada mais é do que o profissional da construção civil responsável por gerenciar e administrar o canteiro de obras. É um dos profissionais mais importantes para a construção civil e, por isso, exige muitos habilidades e competências. A boa notícia é que existem soluções tecnológicas hoje em dia capazes de auxiliar o profissional na sua capacidade de organização, comunicação e controle de todas as variáveis envolvidas no processo de gestão.

Essa gestão deve começar antes da obra ser executada no canteiro, através de um planejamento eficiente. Para que tudo em uma construção saia conforme o planejamento, é preciso que haja uma boa gestão de obras, com foco na melhor execução dos processos. Um bom relacionamento com a equipe é fundamental para gestores de qualquer tipo de projeto.

Ou seja, gerenciar uma obra é ter a visão administrativa global do canteiro. A elaboração de um plano de comunicação não está na lista de documentos importantes para a gestão de obras por acaso. Na verdade, a incapacidade de comunicar com a equipe envolvida na construção é uma das armadilhas do gerenciamento de obras. Também cabe ao gerenciamento de obras a preocupação com os custos envolvidos na construção. Isso significa que o engenheiro responsável pela gestão da obra deve controlar todas as despesas e gastos para garantir que o orçamento seja respeitado. Dessa maneira, o gestor de obras é responsável por auxiliar no planejamento, coordenação e execução de projetos de construção de todos os tipos. A contratação das equipes é mais uma responsabilidade do gestor da obra, pois ele é quem sabe quantas pessoas serão necessárias para realizar cada etapa do serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.