Dependentes químicos: prevenção a recaída e reinserção social

Estudioso e especialista na área de dependência química, tanto alcoólica quanto outras drogas. O papel da psicoterapia no tratamento da dependência química é de grande importância. Os psicólogos trabalham em estreita colaboração com outros profissionais de saúde na clínica de recuperação, como médicos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. Culpa é o sentimento que é causado pelo próprio julgamento de que “Fiz alguma coisa errada” A pessoa recaída recentemente se sente moralmente responsável por ter voltado a usar e acreditar que isto não teria acontecido se fizesse a coisa correta.

De modo que cabe ao próprio paciente e às pessoas mais próximas dele evitarem determinados tipos e situações de alto risco. O programa de prevenção a recaída é utilizado em todas as nossas clínicas de reabilitação. A importância de um Plano de Prevenção a Recaída é descrita por Terence gorski em 1973 através de uma Pesquisa clinica com 118 pacientes usuários de químicos.

A Viver Sem Drogas é um centro especializado na recuperação de pessoas que, ao longo da vida, desenvolveram dependência química. Às vezes a pessoa em recuperação sente muita vergonha porque acha que está louco, perturbado emocionalmente, deficiente como pessoa, ou incapaz de ser ou sentir-se normal. Outras vezes sente culpa porque acha que está fazendo alguma coisa errada ou falhando em trabalhar um programa de recuperação apropriado.

Localização de Nossa Clínica de Reabilitação

Alguns profissionais da dependência distinguem entre um “lapso”, que é um uso único da substância, e uma “recaída”, que é uma nova fase da dependência ativa. Em outras palavras, o abuso de substâncias é, na maioria das vezes, uma resposta a alguma coisa. Para algumas pessoas, começa com o uso legítimo de analgésicos prescritos.

vivenciada pelos indivíduos após a violação de regras

Neste processo, quanto maior o número de experiências bem sucedidas de enfrentamento, maior será o seu fortalecimento anterior e de autoeficácia, fazendo com que cada dia mais os riscos diminuam. É otimista, uma vez que encara a recaída como um estágio motivacional dentro do processo de recuperação . O uso de medicamentos, combinado com a terapia psicológica, pode fornecer uma abordagem abrangente e mais eficaz para o tratamento da dependência química. É importante ressaltar que a prescrição e o uso de medicamentos devem ser feitos sob a supervisão de profissionais de saúde qualificados, como médicos especializados em dependência química ou psiquiatras. Os psicólogos fornecem terapia individual aos pacientes, oferecendo um espaço seguro e confidencial para explorar seus desafios, emoções e padrões de pensamento relacionados à dependência química.

Prevenção de recaídas na clínica de recuperação

inicial, é o retorno ao padrão de comportamento

Os índices nos primeiros anos são mais altos, por isso, fica a importância de ter um acompanhamento mesmo quando saem da reabilitação. Esses pacientes precisam continuar sendo acompanhados por, no mínimo, cinco anos, para conseguir ter uma certeza maior de quantos continua abstinentes. Por isso, é importante verificar em pontos estão falhando o tratamento e começar novamente o tratamento de recuperação, de maneira mais dura. Todos precisam respirar e começar tudo, sem aquele sentimento de fracasso e de derrota.

Tende a trabalhar mais que o necessário, se envolve em muitas atividades e pode parecer um modelo de recuperação devido a um forte envolvimento no trabalho dos 12 Passos de A.A/NA, pode ser um líder em aconselhar os grupos, representando um terapeuta. As coisas que a pessoa faz para relaxar ou não funciona ou piora seu stress. Devido à tensão constante existem dias em que o esforço torna-se tão forte que é incapaz de funcionar normalmente e sente que vai ter um colapso físico ou emocional. A pessoa em recuperação muitas vezes têm dificuldade em pensar com clareza ou resolver problemas, geralmente simples.

Os componentes que você reconheceu em seu plano no início de sua reabilitação em em centro de recuperação para dependentes químicos têm o potencial de mudar e se desenvolver ao longo do tempo, assim como as pessoas em seu sistema de suporte. Nossos tratamentos para dependentes químicos clínica de recuperação em São Paulo ou alcoólatras são ministrados no Hospital Terapêutico do Grupo VIDA, que possui as condições apropriadas e adequadas para a recuperação e reabilitação integral do dependente. A dependência química é uma doença crônica que requer tratamento especializado e acompanhamento contínuo.

Uma vez que se saiba e aceite este fato, pode-se planejar o inevitável. Se você quer evitar a recaída você precisa ver cada sinais de aviso que experimentou no passado e formular um plano para lidar com eles. E essencial que se estabeleça novas respostas para identificar sinais de aviso de recaída. Determinar o que se ira fazer quando reconhecer que um sinal de aviso está acontecendo em sua vida. Que ação positiva pode se tomar que removera o sinal de recaída?

Deixe um comentário