Passo a passo para criação bem-sucedida de galinha caipira

Deste modo, qualquer galinha pode ser chamada de galinha caipira, pois o que determina mesmo é a forma como esta é criada e não a raça a que pertence. De modo geral, o período de abate dos animais é extremante dependente do tipo e da qualidade da ração ou alimentação disponibilizada. Isso possibilita o planejamento do Agronegócio, integrando fontes alternativas de alimentação animal. Desta forma, viabiliza a obtenção de proteína animal para famílias de baixo poder aquisitivo, com uma redução significativa no consumo de ração. Além disso, as galinhas caipiras são consideras aves rústicas, pois são bem adaptadas a climas mais quentes e são resistentes a algumas enfermidades. As galinhas caipiras são animais fáceis de serem distinguidas das galinhas industriais.

Uma criação de galinhas poedeiras de pequeno porte para a produção de ovos caipira, por exemplo, requer em média R$ 65.000,00 aproximadamente, montada numa área de 300 m². O preço de um quilo de galinha caipira é cerca de 20% mais caro que as demais aves brancas de criação em granja com fim industrial e mais de 30% se comparada as pré-prontas para a alimentação. Mas segundo os seus compradores, vale a pena pelo sabor diferenciado e a qualidade do alimento que estão levando para casa. Com vimos até agora, a forma mais eficiente de controlar as doenças em galinhas caipiras inclui a vacinação. Entretanto, quando fatores como alimentação adequada, ambiente limpo e bom manejo são associados, dificilmente os produtores terão problemas fitossanitários. Por isso, é essencial o bom manejo para evitar o crescimento demasiado e fora de controle.

Estrutura

A especialização neste tipo de produto é uma das mais comuns práticas comerciais. Pode haver variação entre a produção de ovos numa granja especializando-se em uma, como o ovo caipira. As galinhas geralmente colocam ovos ao amanhecer, sendo importante que elas estejam presas em gaiolas durante a noite para que os ovos não fiquem espalhados pelo criadouro e possam ser perdidos ou pisoteados.

E assim, agregar valor aos ovos de galinhas industriais, os quais eram comercializados como se fossem de galinha caipira. Atualmente, os ovos fazem parte da alimentação brasileira de vários níveis sociais, pois são alimentos nutritivos e de baixo custo. Os ovos de galinha caipira, especificamente, são procurados por consumidores que buscam características como sabor e coloração intensa da gema.

É lucrativo criar galinha caipira?

Vantagens econômicas da criação de galinha caipira na avicultura.

Por isso, mesmo possuindo valor mais elevado, ainda representam a preferência de muitos consumidores. É comum ver galinhas sendo criadas soltas no quintal, sobretudo em chácaras e áreas rurais. Vale lembrar que, desde que haja a presença de um galo de grande porte no local, as galinhas botarão ovos com frequência e muitas podem começar a chocá-los, aumentando o número de aves. Para se ter ideia, uma galinha pode chocar de 5 a 10 pintinhos, que logo crescerão e exigirão os mesmos cuidados – além de precisar de mais espaço. Se você pretende começar uma criação de galinha caipira, o primeiro ponto a considerar é a finalidade. A partir daí, é possível delimitar o local na qual serão mantidas, assim como a quantidade ideal.

Hoje em dia o mercado não está nada fácil e quem se acomoda acaba ficando pra trás e conseguindo menos lucros que a concorrência. “As paredes laterais devem ter o ideal de 30 cm de altura em alvenaria ou tábuas e terminadas até o teto arame 1,5” fio 18, trelissa, bambu ou madeira. No interior, os criadores alimentam galinha caipira única e exclusivamente com milho, que pode ser comprado em casas de ração.

Deve ser limpo frequentemente (de preferência todos os dias) e ter espaço suficiente para um bom convívio das aves. O cuidado no manejo de galos é essencial em galinheiros, para que o ambiente seja harmônico. Em muitos casos, você pode manter apenas galinhas, pois elas convivem melhor e não dependem do macho para botar. galinha gigante negra Eu espero que todas as dicas para montar uma criação de galinha caipira que destaquei aqui tenham te ajudado muito a dar o primeiro passo no seu próprio negócio. Na criação de frango caipira deve haver a seleção das melhores poedeiras para que resulte em ovos de qualidade e com maior produtividade de ovos para venda.

Quanto custa começar a criação de galinha caipira?

Essas vantagens tornam essa modalidade de criação uma opção atrativa para produtores que buscam maior rentabilidade em suas propriedades. Adicionalmente, a criação de galinha caipira proporciona a diversificação da produção na avicultura, o que pode ser uma estratégia interessante para produtores rurais. A criação de galinhas caipiras pode ser combinada com outras atividades agrícolas, como a produção de hortaliças ou frutas, possibilitando o aproveitamento de recursos e otimizando os lucros. O consumo e a criação de galinhas caipiras estão distribuídos em todo território nacional. Na verdade, a criação de galinhas caipiras é uma tradição em muitas regiões rurais, sendo uma atividade, geralmente, conduzida por mulheres. Segundo especialistas, o quilo da carne da galinha caipira é cerca de 20% mais caro em comparação à galinha de granja.

Botam ovos em ninhos preparados com palha, cestos de bambu, madeira e outras estruturas. Você precisará montar a sua estrutura, comprar alguns acessórios, comprar alimentos para as galinhas, comprar as próprias galinhas e frangos que irão iniciar o criatório… Isso não é de graça. O mais importante é que a alimentação das galinhas seja feita com alimentos mais secos e sem muita gordura, de modo que possa preservar a criação de modo natural. Com o local ideal para iniciar a criação de galinha caipira, você precisará passar para as próximas etapas e uma delas será a escolha das primeiras galinhas e frangos que irão compor o seu criatório. O ideal por se tratar de um animal caipira é que o ambiente seja o mais comum possível ao de um local rural.

Deixe um comentário