Gerenciamento de dados de clientes

O atendimento humanizado é uma técnica que acontece quando a empresa entende as solicitações do cliente e atende suas demandas com sucesso. Para isso, é preciso prestar atenção no que o cliente deseja e ser empático na resolução de problemas. Personalização e humanização andam de mãos dadas quando a história é oferecer uma experiência inigualável para os clientes. Quando o cliente tem uma experiência humanizada e individualizada, que foge de um padrão mecânico de scripts, ele cria um vínculo com a sua empresa.

Chatbots personalizados e bate-papos ao vivo são as últimas tendências que toda empresa deveria adotar para entender melhor o comportamento do visitante no site e aumentar as vendas. Todos nós tivemos a experiência desagradável de ficar em espera por um longo período. Se o seu sistema de serviço permitir que um usuário digite seu número de telefone para que um agente ligue de volta sem perder seu lugar na fila, é ótimo.

– Fortalecimento da imagem da empresa

A maneira anterior de aproveitar as estatísticas sobre atendimento ao cliente levam a esta, que é a possibilidade de personalizar essa interação. Esse tipo de atendimento diferenciado ao cliente agrega valor à empresa e contribui para que os clientes prefiram sempre fechar negócio com você em vez de irem para concorrência. Com tudo isso em mente, você pode abraçar a estratégia de gerenciamento de dados de clientes, com uma coleta eficiente e um bom aproveitamento de cada informação. Colete e gerencie os dados dos clientes com responsabilidade e estratégia para adicionar valor a seus clientes e sua empresa. A limpeza dos dados ajuda você a evitar erros e garante um banco de informações precisas e de alta qualidade para analisar sobre seus clientes. O backup certo protege os dados dos clientes e torna a sua empresa uma parceira de confiança.

Aumentar o valor da vida útil dos clientes requer mensagens personalizadas baseadas no comportamento anterior de compra. Sendo assim, é possível ampliar o retorno do investimento identificando quais canais os clientes preferem e acompanhá-los. Além de afetar a rotina e a produtividade dos times, isso reflete nos dados sobre atendimento ao cliente, pois esses darão notas baixas para as interações entregues por sua empresa. Agora, pense que o principal apontamento dos clientes na pesquisa de satisfação foi a demora para ser atendido, ou precisar repetir todas as informações já passadas a vários agentes.

Como usar dados para personalizar o atendimento ao cliente

Experiência do consumidor no e-commerce: como encantar seus clientes

Com a personalização do atendimento, a empresa consegue resolver verdadeiramente os problemas dos clientes e apresentar soluções que realmente façam sentido para eles. Oferecer atendimento personalizado pode ser extremamente vantajoso para a sua empresa. Essa abordagem aumenta a percepção de valor que o cliente tem sobre a marca e faz com que ele se sinta mais inclinado a fechar negócio com você do que com seus concorrentes.

Com o surgimento da Internet das Coisas (IoT) , cada vez mais consumidores estão aderindo ao uso de dispositivos que podem enviar dados para outros objetos. A nova prática nesse tipo de serviço ao cliente é antever a situação, o que significa que uma empresa pode antecipar problemas via software e trabalhar proativamente para corrigi-los. Com a ajuda de análises avançadas, é possível acompanhar as preferências de um cliente e prever a causa mais provável de ele tentar entrar em contato. Você também pode personalizar o serviço conforme a localização dele para direcioná-lo ao ponto de atendimento ao cliente em home office mais próximo ou sugerir uma oferta irresistível para quem está por perto. Isso só é possível porque o marketing evoluiu consideravelmente ao longo do tempo.

Uma maneira de envolver novamente os clientes é segmentá-los com base na última visita. Além disso, você pode oferecer a opção de salvar o carrinho de compras abandonado e enviar o link mais tarde. Ao identificar o visitante como potencial cliente, é possível ajustar o que mostrar de acordo com a interação dele nas páginas. Para um cliente que retorna, dá para apresentar recomendações de produtos ou serviços com base no comportamento anterior, entre outras ideias. Tão importante quanto oferecer as soluções certas no momento certo é se fazer presente na vida do cliente entre uma compra e outra.

Terceirização do atendimento

A prática de dar um toque pessoal ao atendimento se tornou ainda mais necessária agora, uma vez que as pessoas são motivadas pela tecnologia e estão mais exigentes e seletivas. Em outras palavras, personalização significa essencialmente interagir Pós Vendas com um cliente por meio de conteúdo ou software, de uma maneira que o faça sentir que seus interesses estão sendo levados em consideração. A prestação de serviços personalizados atende às necessidades e aos desejos do cliente de forma única.

Entenda o que é Lean Thinking e como essa metodologia de gestão com foco em pensamento e ação enxutos pode ajudar sua empresa. Além disso, é possível integrar todos os canais de atendimento e centralizar todas as informações dos clientes em uma única plataforma. Para garantir um atendimento de qualidade e personalizado, existem algumas métricas que podem te ajudar a monitorar esse aspecto e, de acordo com os resultados, implementar as melhorias necessárias.