Saiba as respostas sobre como funciona um plano de saúde!

A primeira lei citada define que seguradoras podem operar planos de saúde desde que sejam especializadas nesse tipo de produto. A segunda dispõe sobre planos e seguros privados de assistência à saúde, e devido a alterações posteriores, equipara planos e seguros-saúde a “planos privados de assistência à saúde”. Você sabia que você pode contratar um plano de saúde familiar por meio de uma curiosa situação?

A Agência toma providências que podem resultar em suspensão da operadora ou do plano de saúde que ela comercializa. Para saber se a empresa e o plano que você deseja contratar estão ativos no cadastro da ANS, acesse aqui. Cada operadora oferece uma porcentagem de coparticipação, por isso, é importante tirar todas as suas dúvidas antes com o corretor para ver se realmente no fim das contas essa é a melhor opção para sua necessidade. Uma vez credenciada, a clínica pode começar a atender os beneficiários do plano de saúde com o qual possui parceria. É importante que a clínica esteja preparada para fornecer um atendimento de qualidade e seguir as diretrizes estabelecidas pela operadora de plano de saúde.

A operadora ainda oferece vários outros benefícios, como o Programa Saúde Emocional e o Parto Mais Saudável. É possível escolher entre 7 tipos diferentes de planos, que vão do básico até o mais completo, como o Diamante, que inclui seguro viagem, sala VIP no Hospital Albert Einstein e mais. Ainda é possível optar por uma categoria mais básica, como a Smart, com abrangência local ou regional e ótimo custo-benefício. Também há categorias mais completas, como a Infinity, que oferece assistência em viagens nacionais e internacionais. Com base nisso e em alguns outros critérios, é dada uma nota geral à empresa, que pode variar de 0 a 10. Uma nota acima de 7 é considerada boa, mas quanto maior ela for, maiores são as chances de você ter uma serviço e atendimento de qualidade com o plano de saúde.

Seguro-saúde x Plano de Saúde: entenda os papéis de cada um e as diferenças

A contratação de um plano empresarial só pode ser feita pelo CNPJ válido de uma empresa. Dessa forma, existem duas maneiras de usufruir de um plano empresarial, quando você é funcionário de uma empresa que oferece o plano como benefício ou caso você tenha uma empresa e contrate um plano empresarial. Lucas Andrietta defende que o setor de saúde suplementar precisa ser urgentemente regulado. Desde maio de 2013, as operadoras de planos de saúde passaram a fornecer bolsas coletoras intestinais ou urinárias para beneficiários ostomizados que utilizam o consórcio material.

O que é considerado plano de saúde?

Já para empresas com 29 colaboradores ou menos, há carência, e a operadora pode exigir o cumprimento do período, segundo a ANS. Apesar da ANS estabelecer uma porcentagem máxima, o novo valor é calculado pelas operadoras com base na utilização de sua carteira de clientes, sendo assim, é diferente para cada empresa. Uma outra diferença é que os reajustes são feitos considerando o balanço financeiro do período. Por exemplo, o seu reajuste anual não vai acontecer quando você completar um ano de plano, mas em uma data coletiva determinada em contrato.

Quer ajuda para encontrar a melhor opção de plano coletivo para sua profissão e região? Fale com a Quali, atendemos mais de 180 profissões, com mais de 400 entidades parceiras em todo o Brasil. Antes de verificar se você tem direito a um procedimento, não deixe de checar qual o tipo de plano de saúde você tem. Se você já tem um plano e optar por fazer a portabilidade para outro, é possível isentar a carência. Apesar dos prazos estabelecidos, algumas operadoras podem ter variações e até isenções. Outra forma de garantir que a empresa oferece um serviço e atendimento de qualidade é verificar o seu perfil no Reclame Aqui.

"O certo é o corretor dar essa informação previamente ao consumidor, mas, na prática, ele nem sempre informa", diz o advogado especializado em planos de saúde Julius Conforti. No plano individual, as empresas costumam ter um número mais reduzido de planos, restringindo o poder de escolha a alguns modelos. Sendo assim, é possível optar por planos que vão desde o básico até o mais completo.

Se o assunto é saúde, a qualidade é indispensável na hora de optar por um serviço. As segmentações assistenciais são classificações que determinam o que o plano de saúde cobre. Vale lembrar que, assim como há procedimentos obrigatórios, existem aqueles que, via de regra, ficam de fora da cobertura do serviço, como as cirurgias plásticas realizadas para fins estéticos. Cada um de nossos membros tem acesso ao seu Time de Saúde, que conhecem você de verdade e fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários.

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor. O reembolso não é obrigatório e cada empresa oferece um valor diferente, que pode ser fixo ou um percentual sobre o valor da consulta. Os planos variam também em função da abrangência geográfica O local de atendimento pode ser apenas na cidade, no estado, em grupos de cidades ou de estados e em todo o país. Se a opção for por um plano hospitalar, a acomodação poderá ser individual (quarto, pagando mais e tendo mais privacidade) ou coletiva (enfermaria, economizando e ficando no mesmo ambiente que outros pacientes).

A escolha entre seguro saúde e plano de saúde depende de uma série de fatores, como o perfil do consumidor, as necessidades médicas, a flexibilidade desejada e o orçamento disponível. Se você prefere previsibilidade e está satisfeito com a rede credenciada, o plano de saúde pode ser a melhor escolha. Porém, se você valoriza a liberdade de escolha e está disposto a arcar com os custos adicionais, o seguro saúde pode ser mais adequado. A rede referenciada ou credenciada são os hospitais, laboratórios e clínicas que abrangem o seu plano de saúde.

Consultas, exames e tratamentos

É importante ficar atento aos períodos de carência aplicados e a abrangência da cobertura contratada (plano nacional, regional ou municipal). Essa lista é válida para os planos contratados a partir de 02 de janeiro de 1999, os chamados planos novos. É válida também para os planos contratados antes dessa data, mas somente para aqueles que foram adaptados à Lei dos Planos de Saúde. Antes de verificar se você tem direito a um procedimento, não deixe de checar qual tipo de plano de saúde você tem.

Após utilizar os serviços, o segurado pode solicitar o reembolso das despesas médicas, conforme os limites estabelecidos pela apólice. Enquanto o plano de saúde é pré-pago, o seguro saúde funciona no modelo pós-pago. Para explicar melhor, vale esclarecer que a modalidade pré-paga funciona de um jeito parecido com outros tipos de serviço, como planos de celular. Ou seja, você paga para ter acesso aos serviços contratados até consumir todo o valor da franquia. Cada operadora oferece coberturas e pacotes conforme as necessidades dos clientes e sua região de atuação.

Como contratar um plano de saúde?

A nota geral é uma combinação desses critérios e pode variar de 0 a 1, sendo possível conferir o ranking das operadoras no próprio site da ANS. Quanto maior a pontuação, melhor é o serviço e o atendimento prestado pela empresa. Antes de escolher o seu plano, verifique qual a área de atuação e se ele atende à sua cidade. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estipula quais são os serviços obrigatórios para cada categoria. Os básicos incluem apenas os serviços estipulados pela ANS, já os mais completos incluem serviços adicionais, como transplante, vacina e mais. A clínica precisa estar devidamente cadastrada na ANS, o órgão regulador responsável pelos planos de saúde no Brasil.