TWI do Pneu, O Que É? Tudo o Que Você Precisa Saber

A principal diferença entre os pneus de carro e moto é o formato e o tipo de uso, mas o conceito e o processo de verificação do TWI são os mesmos para ambos. Quando chega ao metal que segura a borracha, você sabe que é hora de trocá-la, certo? O TWI funciona da mesma forma, sinalizando quando o desgaste do pneu chega a um ponto crítico.

Onde fica o TWI do pneu?

A falta de aderência aumenta ainda mais em dias de chuva e pista molhada, tornando a direção instável e perigosa. O indicador TWI é um padrão universal presente em pneus de fabricação nacional e importados e deve ser respeitado, sendo passível de multa grave segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Você sabia que deixar de transferir a propriedade do seu veículo dentro do prazo pode trazer problemas financeiros? Localize o TWI e faça um traço entre as duas bandas de rodagem. Se a caneta passar direto, é mais uma confirmação de que você deve trocar o seu pneu. Na Automax você tem um atendimento exclusivo, e realizamos todo o processo para aquisição de seu veículo.

TWI do pneu: O que significa e como ele impacta o desgaste?

Perder o controle do veículo e até rodar na pista são situações que podem acontecer quando os pneus perdem o contato com o solo ao passar por cima de lâminas de água que se formam em ruas planas e pavimentadas. Neste artigo, exploraremos tudo o que você precisa saber sobre o TWI do pneu. Se você está buscando informações detalhadas e precisas sobre esse tópico, você veio ao lugar certo. Nosso objetivo é fornecer a você um guia completo para entender o que é o TWI do pneu, por que é importante e como isso afeta sua segurança nas estradas.

Já o método digital, é um dispositivo com uma tela que, ao ser encaixado no sulco do pneu, automaticamente indica sua profundidade — sendo a opção mais moderna e segura, dando uma precisão de 99% na leitura. A sigla refere-se ao Tread Wear Indicator,que é o Índice de Desgaste da Banda de Rodagem, um indicador essencial que auxilia nos cuidados dos pneus da frota. As câmaras de ar são componentes importantes para garantir o bom desempenho dos pneus em tratores e outras máquinas agrícolas. Localize o T.W.I e faça um traço sobre o relevo, como se fosse uma ponte entre duas bandas de rodagem.

Isso porque os sulcos atingiram 1.6mm de altura, limite máximo para rodar sem infringir a lei. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, pneus com menos de 1.6mm não estão aptos para rodar, representando alto risco no trânsito. Além disso, o TWI também permite que os motoristas monitorem o desgaste dos pneus ao longo do tempo, enquanto outros indicadores podem fornecer apenas uma medição instantânea. Portanto, é importante prestar atenção ao TWI e seguir as recomendações do fabricante para garantir pneus seguros e em boas condições para dirigir.

Um indicador para acompanhar

Desnecessário insistir na importância do dono do automóvel verificar os sulcos dos pneus, pelos óbvios perigos de se rodar com eles carecas, principalmente na chuva. E como saber se a banda de rodagem ainda está na espessura mínima de segurança? Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo. O TWI (Tread Wear Indicator, ou Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem) é uma elevação localizada nos sulcos do pneu que atua como um alerta visual para o desgaste excessivo. Quando o pneu atinge o mesmo nível do TWI, significa que ele já ultrapassou o limite de segurança e deve ser trocado.

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À solução do problema, digitalize o processo de manutenção de sua operação.

Prevenir o desgaste excessivo dos pneus é essencial para garantir não apenas a segurança na condução, mas também a eficiência econômica ao prolongar a vida útil desses componentes vitais. Aqui estão estratégias detalhadas para manter seus pneus em ótima condição. São as barras de borrachas que ficam entre os sulcos do pneu e servem para indicar quando ele é usado até o limite de segurança.

Será feita uma análise de seus dados cadastrais, baseada nas informações disponíveis verificada a viabilidade do projeto. Junto ao agente financeiro de sua cidade, que opera com o PRONAF, avalie sua capacidade de crédito, prazos de análise de documentação e assim solicite formalmente a autorização para prosseguimento do projeto. Preencha os campos abaixo, que entraremos em contato o mais breve possível. Assim, sendo utilizado ou não, ele deve ser trocado de cinco em cinco anos, pelo menos. A partir disso, ao encontrar a data de fabricação do seu pneu, basta somar mais 5 anos para encontrar o prazo de validade do produto. Em seguida, entre elas encontra-se um número de série composto de 11 dígitos e a palavra “DOT”.

Essa é mais uma técnica simples para você avaliar a condição do seu pneu. A cabeça de um palito de fósforo tem exatamente 1,6mm de altura, ou seja, a exata medida do TWI. Então, é só você posicionar um fósforo de cabeça para baixo dentro do sulco do pneu. Teste do Palito de fósforoOutro método fácil de ser realizado no dia a dia. Afinal, a cabeça dos palitos de fósforo conta com precisamente 1,6 mm de altura a mesma altura do sulco de um pneu. Por isso, basta posicionar um fósforo de cabeça para baixo nos sulcos do pneu.

Você acha ou diz que se preocupa com a segurança do seu automóvel. Isso porque a banda vai se desgastando, desgastando, perdendo borracha. E quando encontro um tijolinho de borracha lá no fundo, quando chega nele, é sinal de que de que o friso já está insuficiente para te dar segurança. O TWI está localizado nos sulcos principais, indicado por um símbolo na lateral do pneu (como “TWI” ou um triângulo). Quando a banda de rodagem se iguala a esses indicadores, o pneu atingiu seu limite de desgaste.

Outra objeto que você pode utilizar é uma moeda de um real, sabia que aquele fio dourado na beirada da moeda corresponde exatamente a 1,6 milímetros. pneus para offroads A maneira como você dirige tem um impacto significativo no desgaste dos pneus. Acelerações bruscas, curvas em alta velocidade e frenagens agressivas aumentam o desgaste dos pneus consideravelmente. Ao adotar um estilo de condução mais suave e defensivo, você não apenas preserva seus pneus mas também contribui para a segurança no trânsito.