A Importância do Empreendedorismo para o Desenvolvimento Econômico

Muitas donas de casa ainda se submetem aos abusos dos parceiros simplesmente porque não têm meios de se sustentar. Assim, dependem dos homens para comer, ter uma casa e dar educação aos filhos – mesmo que o custo para isso seja negligenciar as próprias vontades. Uma analise da criação de micro e pequenas empresas (Pós – graduação em engenharia da produção – UFSC 2004). Percebe-se uma característica comum nas entrevistas aplicadas são pequenos empresários que enxergam uma oportunidade para investir mesmo que a motivação seja a necessidade de condições melhores de vida. Em geral, sobre este fato pode-se dizer que a necessidade obriga a criação e a insatisfação induz a inovação. Até a presente data ela não registrou o negócio, pois não sentiu necessidade, porém contribui com a previdência social para se aposentar.

Alimentadas por matérias e fotos de celebridades, muitas delas mostram empreendedores desfrutando de um estilo de vida glamuroso, cheio de festas, champanhe e diversão. Pode ser interessante fazer uma lista com seus principais interesses e selecionar aquelas ideias que considera que têm mais chances de sucesso. O que acontece é que, se esse negócio não trouxer nada de diferente do que as empresas já existentes oferecem, suas chances de sucesso diminuem. Desse jeito, o mundo dos negócios agrega os mais diversos perfis, porque há infinitas possibilidades de áreas a serem exploradas. Tipos de empreendedoresO legal do empreendedorismo é que qualquer pessoa pode iniciar um negócio e prosperar com ele.

Quando você tem várias empresas disputando um nicho específico, os consumidores acabam ganhando com a proposta. Para aqueles que perderam seus empregos durante a pandemia e estão buscando uma nova chance de voltar ao mercado, mas não tem condições de empreender, encontrar estas novas empresas pode ser um fio de esperança. Por conta disso, o choque inicial desbalanceou o mercado, o que acabou fazendo com que muitas pessoas perdessem seus empregos.

1.2 Desenvolvimento econômico

Via de regra, quanto mais empresas abertas, maiores serão as opções de produtos e serviços com preços competitivos. Quando o consumidor precisa de um determinado produto ou serviço, ele paga por isso. Nesse processo, o dinheiro gira na localidade, são recolhidos impostos que são usados para a melhoria da infraestrutura da região. As instituições educacionais, companhias, e iniciativas públicas precisam se aproximar cada vez mais para negócios que, unidas, estimulem o desenvolvimento desses jovens de forma que consigam a conquista das melhores oportunidades de trabalho. No ano de 2016, eles correspondiam a 7,2% dos empreendedores brasileiros e, conforme a situação mundial mudou, a participação dos jovens nesse cenário caiu para cerca de 5,8%. Dentro desse pensamento, podemos dizer que o ambiente universitário é uma zona muito rica para se propagar uma ideia empreendedora.

Qual é a importância do empreendedorismo?

Plano de negócios: aprenda o que é, como montar e modelos para fazer

A sobrevivência e a qualidade de vida de muitas pessoas depende de estarem empregadas, então, abrir portas para novos colaboradores é um dos principais motivos de porque é tão importante a figura do empreendedor. O empreendedorismo tem uma importância prática na vida das pessoas, e tem se tornado ainda mais essencial por conta da pandemia do COVID-19. As regras de isolamento e distanciamento social acabaram pegando a sociedade de surpresa.

Empreendedorismo digital

Ela tem um papel importante, é claro, mas é possível partir da racionalidade, analisando fatos. Nem estamos falando da satisfação individual de ter um negócio para chamar de seu, ser o seu próprio chefe e trabalhar, muitas vezes, com algo que desperta a sua paixão. Empreendedorismo e inovação, por exemplo, são conceitos que caminham lado a lado e ajudam no desenvolvimento da nação. Ou seja, a abertura do próprio negócio é uma ótima saída para criação de novos postos de trabalho em tempos difíceis. O levantamento do Sebrae trazido no início deste artigo é uma mostra disso. Quando uma empresa consolidada se arrisca a explorar uma nova área ou desenvolve um produto inovador, ela está empreendendo.

Existem aproximadamente 9,3 milhões de empreendedoras no Brasil, o que corresponde a 34% dos donos de um negócio no país. Os dados são do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). As mulheres conquistaram independência e vêm ocupando espaços que, antes, eram exclusivos dos homens. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino traz importantes contribuições para a sociedade.

Outro ponto destacado pelo SEBRAE é com relação aos salários melhores pagos pelas pequenas empresas. No geral, a tendência é que o trabalhador tenha mais chance de ganhar bem do que em grandes companhias. A pandemia do novo coronavírus afetou o mundo todo, considerando os aspectos sociais, econômicos e políticos, acentuando o desemprego e as dificuldades para abertura de novos negócios. Através do esforço contínuo e da aquisição de novos conhecimentos, é possível fazer do empreendedorismo mais do que um simples ganha-pão, mas uma verdadeira carreira de sucesso. A exemplo disso, é possível citar as marcas formativas, que também são fontes de capacitação para quem deseja mergulhar no universo do empreendedorismo. Junto a isso, nessa mesma direção profissional, é preciso lembrar sempre que a educação acelera o processo.

A autonomia é a capacidade de realizar tarefas sem pedir auxílio ou opinião dos outros. De maneira muito simples dar autonomia a uma criança é deixar que ela se vire sozinha realizando pequenas tarefas, ainda que possa cometer alguns erros no início. O adulto qualquer que seja responsável por uma criança tem o dever de deixar a superproteção de lado e incentivar com segurança a autonomia infantil. Isso faz muito bem para a criança porque aumenta a autoconfiança e fará dela um adulto mais dinâmico e realizado. Um empreendedor não é uma pessoa com inteligência acima da média, mas costuma ser alguém com muita habilidade socioemocional.

Deixe um comentário