No entanto, também é possível realizar mais um tipo de graduação para essa área. A faculdade de Arquitetura e Urbanismo é uma escolha fascinante para aqueles que têm interesse em projetar e transformar espaços, viabilizar ideias e sonhos. Ainda nesse contexto, é possível aprender com o curso de Arquitetura e Urbanismo os métodos para proporcionar beleza, conforto e funcionalidade para as edificações. Desse modo, o formado pode aplicar os conceitos de iluminação natural, acústica, isolamento térmico etc. em seus projetos. Assim, se você precisa de flexibilidade para estudar alguns dias em casa ou em qualquer outro lugar, essa modalidade pode ser a ideal.
Ou seja, é preciso ter muita dedicação para chegar ao fim e obter o seu diploma. As mensalidades com bolsas de estudo variam entre R$33,37 e R$5.348,72, em instituições parceiras da Quero Bolsa. É ideal para quem já está no inserido no mercado e também para quem ainda está iniciando seus passos profissionais. Arquitetura é uma área de estudo ampla, como foi possível perceber ao longo do texto. Para atuar na profissão você deve ter uma forte ligação com os movimentos artísticos e gostar de construção.
Quais os tipos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo?
Conforme avançam no curso, os estudantes exploram áreas mais especializadas, como estruturas, sistemas construtivos, instalações prediais e materiais de construção. Adquirem também um entendimento aprofundado sobre questões de acessibilidade, normas e regulamentos que orientam o processo de concepção e execução de edifícios. No final do curso, os formandos emergem como profissionais capazes de conceber e executar projetos arquitetônicos de alta qualidade.
Quais as possibilidades de especialização em Arquitetura e Urbanismo?
O bacharelado é uma formação abrangente e voltada para a prática profissional, mas abrangendo boas matérias teóricas, de história da arquitetura à sustentabilidade e tecnologia da construção. Esse curso tem uma duração média de cinco anos e prepara os estudantes para atuarem como arquitetos, desenvolvendo projetos arquitetônicos, urbanísticos e de paisagismo. Além disso, o arquiteto é responsável por considerar e aplicar os conhecimentos técnicos relacionados a estruturas, materiais e sistemas construtivos. Ele precisa assegurar que o projeto seja executável, seguro e esteja de acordo com as normas e regulamentos vigentes. No contexto urbano, o profissional de Arquitetura e Urbanismo desempenha um papel crucial no planejamento e desenho de espaços públicos e privados. Ele colabora com órgãos governamentais e urbanistas na formulação de planos diretores, zoneamentos e projetos de revitalização de áreas urbanas.
As principais áreas de atuação dentro da Arquitetura e Urbanismo
Um arquiteto é responsável por desenvolver o projeto de uma edificação, do começo ao fim. Ele deve trabalhar em estreita colaboração com o proprietário, realizando estudos e análises para identificar o melhor uso possível do espaço e dos materiais disponíveis. Os núcleos de conteúdos poderão conter atividades práticas e teóricas, individuais ou em equipe. Isso inclui aulas teóricas, conferências e palestras, produção em ateliê, viagens de estudos, visitas a canteiros de obras, pesquisas e atividades extracurriculares.
No segundo ano, a ideia é trabalhar mais a parte tida como operacional da profissão, ou seja, oferecer matérias menos teóricas e mais voltadas à área da Engenharia, como Mecânica e Resistência de Materiais. Desde o começo do curso, o aluno é preparado para desenvolver as habilidades e planta de casa pronta para contruir competências necessárias para uma boa atuação profissional. É nesse contexto que as matérias são preenchidas no programa, evoluindo gradativamente até a formação completa. Feito isso, confira também como é composto o corpo docente da faculdade e a maneira como ela é vista pelo mercado.
Colaborando com uma empresa de qualidade, o aluno pode até trabalhar ao lado de arquitetos renomados, o que certamente contribui — e muito — para a construção de um currículo diferenciado e para o desenvolvimento profissional. Com a teoria, o aluno conhece os procedimentos e tem acesso a toda a literatura que norteia o trabalho do profissional da área. Essa parte é fundamental para que o futuro arquiteto tenha conceitos fortes o bastante para sustentar suas ações e se aprofundar no seu campo de atuação. Entretanto, é lidando com a parte prática que ele aprende a realizar os procedimentos e ganha experiência para exercer sua atividade.
A princípio, a faculdade oferece ao aluno várias ferramentas e serviços para ter uma graduação simples e tranquila. Nesta disciplina, o assunto principal é pensar no desenho como uma forma de expressão. Assim, o estudante aprende a analisar os materiais e os instrumentos que se usa.
O curso de Arquitetura e Urbanismo é uma graduação que prepara os estudantes para atuarem na concepção, planejamento, projeto e execução de espaços urbanos e edificações. Durante a graduação, os alunos adquirem conhecimentos teóricos e práticos sobre diversos aspectos relacionados à arquitetura e ao urbanismo. Além disso, a faculdade promove uma abordagem interdisciplinar, incentivando a colaboração com profissionais de áreas afins, como engenharia, design de interiores e paisagismo.